25.11.06

Canção do ser impossivelmente enamorado

Eis que compulsionado e afetado
Vejo-me impelido a sair da letargia auto-imposta
E a pôr-me em movimento
Pluri-direcional
Qualquer-direcional
A direção não importa

Em passos imaginados
Chego-me à porta da rua
Mas já não há rua alguma
Está tudo mudado desde a última vez
Em uma noite eterna tudo aconteceu
E a noite eterna foi apenas um instante


Procuro, desesperado, exasperado, esfacelado
Como criança assustada em quarto escuro
O colo de uma fada impossível
E, de qualquer forma, ao alcance das mãos trêmulas
Mãos que abraçam o mundo inteiro
Mas que são já incapazes de sentir a rua defronte


E eis que surge a possibilidade final (fatal?) da louca fuga
E vejo-me, então, a correr pelo cais do porto
Local caquético como minh’alma, degradante e degradada
Mas que, inconsciente, remete-me pr’além-mar
E sob efeito de tantas drogas não-experimentadas
Sento e sinto-me só


E calado regozijo-me com a dor cortante
Que, contudo, livra-me momentaneamente da tristeza
E os pombos que arrulham ao meu lado
São-me indiferentes como pedras
O porto segue sua vida nati-morta
Eu sigo a girar o mundo inteiro


Chega, então, a noite com seu pesar
E meu corpo solicita descanso biológico
A fadiga do dia me faz deitar
Na cama da qual há muito me não levanto
E na alucinação febril me não espanto
Com a fada graciosa que me vem velar


No sono profundo, vencido pelo corpo físico (tísico?), enfim sinto o alívio
E purificado me encontro com o eu que reprimo há tanto tempo
E na solidão absoluta de minha própria ausência
Em prantos reencontro Deus, o não-ser por excelência
E a fada, que com pena me velava,
Pela janela sai e vai-se embora

Nenhum comentário: